13 julho, 2009

Dia internacional do Rock


O Dia Internacional do Rock foi instituído em 13 de julho de 1985, quando aconteceu o memorável concerto Live Aid, simultaneamente no Wembley Stadium em Londres (com uma platéia de aproximadamente 82 mil pessoas), no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia (99 mil pessoas) e também em Sydney, Moscou e Japão.

O concerto reuniu artistas consagrados do pop - rock mundial, como BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2. Mais do que isso, arrecadou fundos para as vítimas da fome na Etiópia, mostrando, na prática, um lado mais social.

A data, na verdade, é uma convenção. Certo é que todo dia há motivos para comemorar. Sobrevivendo à crise da indústria fonográfica, à pirataria, aos apelos comerciais e a tantas e tantas novas tendências, o bom e velho rock´n roll permanece vivo, inteiro, sólido.

Durante essa semana o VitrolaNews falou sobre alguns discos que foram significativos para diferentes gerações, mas sem a pretensão de se fazer um ranking. A história do rock é muito extensa e as contribuições diversas. Os discos aqui citados são apenas mais uma importante parte dessas contribuições. E justiça seja feita, ainda que sem citar, não nos esquecemos dos inúmeros artistas que também fizeram a sua parte.

Por fim, o rock é comemorado diariamente. Todos os dias um novo moleque toca os seus primeiros acordes e, enlouquece ao ouvir os primeiros solos de guitarra ou bateria. Há cada dia um novo festival é erguido, ainda que a infra-estrutura seja precária, ainda que não haja incentivo. Afinal, a essência maior do rock é a sua atitude, e isso nunca vai acabar, mesmo que o apelo seja outro.

Obrigado Alice in Chains, The Allman Brothers, Barão Vermelho, Beatles, Beck, Black Sabbath , Bob Dylan, The Byrds, Camisa de Vênus, Capital Inicial, Cássia Eller, The Clash, Deep Purple, Dire Straits, The Doors, Elvis Presley, Iron Maiden, Janis Joplin, Jeff Beck , Jethro Tull, Jimi Hendrix, Joe Satrianni, Led Zeppellin,Legião Urbana, Metallica, Megadeth, Mutantes, Nirvana, Paralamas do Sucesso, Pearl Jam, Pink Floyd, Plebe Rude, The Police, Ramones, Raul Seixas, Red Hot Chilli Pepers, Rita Lee, Rolling Stones, Santana, Sepultura, Sex Pistols, The Smiths, Stevie Ray Vaughan, Steve Vai, The Who e todos os outros por ventura esquecidos.


Chupei o texto daqui


Eu vou criar um poster com grandes nomes do rock e da música em geral e posteriormente vou postar aqui no blog.. mas devido a falta de tempo e tudo mais o post fica incompleto por enquanto..

aaaaah de repente rola uma passadinha no Mousepreto... lá rolaram umas playlists interessantes!!!!

Um comentário:

  1. mto bom o seu blog!!! visite o meu tbm http://nopantsgirls.blogspot.com

    ResponderExcluir